Residência Vicci – Brasil

por Vanessa Bossardi e Vinicius Bussolotto

 

 

A Residência Vicci está localizada em um condomínio fechado na cidade de Caxias do Sul, na serra gaúcha. O projeto conta com uma área construída equivalente a 300m², incluso a metragem da garagem, para dois carros e, as áreas externas que possuem coberturas em balanço. Sua implantação foi delimitada pelos condicionantes físicos e pelo programa de necessidades. Programa este que exigia uma ocupação em um único pavimento, onde as áreas sociais e os dois dormitórios suítes se abrissem para o horizonte, contemplando as projeções cartográficas nordeste e sudeste. A casa dialoga com o viver contemporâneo, concebida em blocos sólidos que se articulam entre si e, que ao mesmo tempo fazem a distinção dos setores no interior da residência.

 

 

Essa intenção simplista e funcional é também percebida na integração para com o exterior, permitindo que os espaços internos se abram, recebendo uma maior concentração de luminosidade e ventilação natural, mas que pela disposição diferenciada de cada bloco, seja possível manter um controle das áreas acessíveis e privativas da casa.

 

As fachadas não possuem texturas e nenhum tipo de revestimento elas se apresentam de forma pura, com o concreto de pano de fundo, em contraste com a madeira e o vidro que permitem um reconhecimento de acessibilidade, permeabilidade e aconchego dos espaços, condicionando ao bem-estar dos usuários.

 

A estrutura da residência foi delimitada por eixos organizacionais, derivados de um sistema de grelha. Todos os ambientes possuem proporcionalidade e foram seccionados a uma maior e menor porção, dependente do uso. Para que a área social fosse integrada e livre de barreiras físicas, optou-se por utilizar um sistema de vigas invertidas e ou treliçadas e, laje pré-moldada. Essa derivação do projeto foi desenvolvida em parceria com um escritório de engenharia. O custo para se obter esse resultado é dispendioso em relação a outras etapas da obra mas não superior a intenção e desejo de concepção do projeto.

 

Todas as tomadas de decisões foram pensadas para dialogar com o estilo de vida e filosofia dos moradores, que são pessoas de fácil compreensão, transparentes em sua linha de atuação e adeptas a todas as mudanças da forma de viver do mundo contemporâneo, dada a forma mais pura ou tecnológica de ser

 

 

 


Arquitetos:
Vanessa Bossardi e Vinicius Bussolotto

Ao acessar o nosso site, você concorda com o uso de cookies para garantir a você a melhor experiência no nosso site.