Luttio Caffe

por Paula Escopelli

 

Esta cafeteria e sorveteria localiza-se na Galeria Comercial Independência – Av. Independência, 30 – Porto Alegre – RS.
Com um toque vintage e industrial, Luttio Caffé adquire traços das cafeterias de antigamente. Convida, com muito bom humor, o usuário a sentar e permanecer. O conceito do projeto parte da necessidade de uma obra de baixo custo e da intenção de oferecer ao usuário uma experiência de carinho e aconchego.

 

Para esta economia e aconchego, por exemplo, foi utilizado tampo madeirado no balcão de atendimento, ao invés do tradicional granito ou outra pedra fria. As mesas também não foram compradas – colocamos o mesmo tampo madeirado dos balcões e o mesmo serralheiro que faria as estruturas maiores já fez os pés para as mesas. Para evitar termos que fazer um pergolado ou um piso elevado para passar a elétrica e também para ter iluminação, colocamos os varais luminosos tensionados nas estruturas metálicas. Sua iluminação de cor amarelada cria um ambiente intimista no centro desta galeria fria de iluminação branca, sem necessidade de criar-se paredes ou barreiras.

 

Contando com estruturas e balcões sóbrios em dois tons de madeirados diferentes – que servem de pano de fundo para o mobiliário divertido e colorido – aconchego e encanto definem o espaço. Aliamos o antigo ambiente individual das cafeterias – o balcão com banquetas – com as necessidades atuais, o uso de tomadas. Assim, podemos tanto ler o tradicional jornal (pensando no público mais velho que reside na galeria), ou um livro, como também carregar o celular ou trabalhar utilizando notebook, visando com isto atender principalmente os estudantes do Hospital do outro lado da rua – embora tenha se tornado um local até para prática de entrevistas e reuniões. A distância ampliada entre as banquetas traz conforto, e a estrutura metálica permite a fixação de pendentes individuais para cada assento, priorizando sempre o bem estar do usuário.

 

Destacamos o cuidado e a importância de trazer vida, comunicação e interação com o público – sempre que possível – também na parte de trás dos estabelecimentos, muitas vezes esquecida. Com elementos visuais, cuidado com os acabamentos também nesta parte, iluminação, permeabilidade (evitando barreiras visuais entre fundos e frente),… evitamos que os ‘fundos’ se tornem locais desagradáveis para as pessoas caminharem, e sim mais uma ‘frente’ do local, passível de se realizar pedidos e conversações.

 


Autoria: Paula Escopelli
Instagram: @paulaescopelliarquitetura

Ao acessar o nosso site, você concorda com o uso de cookies para garantir a você a melhor experiência no nosso site.