Residência ATMH– Brasil

por Katy Barbosa, Fábio Barbosa e Juliana Lodi

 

Situada em um terreno íngreme em declive dentro de um condomínio valorizado da região, possui uma interessante vista apara a entrada da cidade e áreas de preservação ambiental. Apesar da topografia acidentada do terreno, o cliente nos solicitou uma casa com sua maior parte plana.

 

Após intenso estudo do terreno e reuniões diversas com o cliente, a organização espacial da residência foi proposta com a ocupação em 2 níveis.
Inspirado na expressão Raumplan, cuja característica é composta por uma sequência de espaços em diferentes níveis, foi projetada uma área externa de forma que o aproveitamento do terreno fosse mais eficaz e natural.

A escolha do concreto como material predominante na casa, deu-se pela característica profissional do cliente, engenheiro, criando assim uma das identidades da casa.
Em meio ao volume superior denso de concreto, planos de vidro e bits compostos por vigas, contrapõem o peso e levam leveza a arquitetura. Os volumes dos quartos e área gourmet se deslocam do core e recebem claraboias, que contribuem para iluminação e ventilação natural mais eficaz.


O sistema construtivo adotado economizará tempo e etapas construtivas como emboço, reboco e pintura, demonstrando um ar de contemporaneidade da arquitetura.
Mais ao final do terreno, se encontra uma área de paisagismo e contemplação da natureza do entorno, composta por árvores locais e árvores a serem implantadas respeitando a fauna da região.

 

 


Autoria:

@fabiobdoliveira
@julianalodicarvalhoarquiteta
@katybarbosaarqui
@brckarquitetura

Ao acessar o nosso site, você concorda com o uso de cookies para garantir a você a melhor experiência no nosso site.